Notícias

19.10.2020

Vamos falar sobre o câncer de mama

O mês de Outubro chegou e com ele uma discussão que deveria ser diária. Apesar de ser uma das doenças que mais acomete as mulheres brasileiras, o assunto ainda é um tabu a ser superado e, a melhor forma de o fazer, é com a informação. Por isso, devemos conversar sobre o assunto todos os dias, afinal o ano inteiro é rosa.

Para começarmos a entender um pouco mais, é preciso saber que o câncer é um tumor maligno que se desenvolve, nesse caso na mama, como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células, que passam a se dividir descontroladamente. Entre os diferentes tipos, o tumor pode ser in situ (localizado) ou invasivo, quando se espalha para outras partes do corpo.

Por isso, assim como outras doenças, precisamos estar atentas aos sinais, que são:

  • Nódulo, conhecido como caroços, fixo e indolor no seio;
  • Pele da mama avermelhada e retraída;
  • Alterações nos mamilos;
  • Nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido pelos mamilos.

 

Alguns desses sintomas podem ser percebidos com a ajuda do autoexame e, caso as alterações persistam, é preciso procurar um profissional capacitado a avaliar os riscos. Além disso, algumas medidas, como ir periodicamente ao ginecologista e realizar a mamografia preventiva, indicada para mulheres a partir dos 40 anos, são fundamentais para um diagnóstico precoce.

Já o tratamento depende das características biológicas do tumor, das condições da paciente e da fase em que a doença se encontra, e podem incluir a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).

A cirurgia, pela qual muitas mulheres temem passar, pode ser tanto conservadora quanto a mastectomia, quando há a retirada parcial ou total da mama. Nesse último caso, é possível realizar a reconstrução mamária, seja ela imediata ou tardia. Vale dizer também que mulheres com câncer de mama têm direito à cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Independente de tudo, a prevenção sempre será o melhor caminho. Por isso, escolha um estilo de vida saudável e cuide-se, esse é o maior ato de amor por si mesma.

AGENDAR EXAME AGORA