Notícias

02.05.2018

Uso de sapato com salto alto prejudica a postura

Ícone feminino símbolo de poder e elegância, não há dúvidas que o salto alto é uma verdadeira paixão entre as mulheres, capaz de transformar qualquer look e dar aquela dose extra de autoestima. Mas você sabia que passar horas se equilibrando em cima de um salto interfere na postura? O uso excessivo ainda altera o jeito de andar, deixando os ombros para trás e a cabeça para frente, prejudicando assim a angulação da coluna.

Quando a mulher escolhe sapatos com salto alto o peso do corpo não fica totalmente distribuído, o que gera uma pressão maior sobre as pontas do pés e a coluna tende a se dobrar para manter o equilíbrio. Outras partes do corpo também são afetadas, as panturrilhas, por exemplo, ficam quase sempre contraídas devido à altura do sapato e isso provoca o encurtamento dos músculos, já o joelho recebe muita pressão, levando a inflamação e desgastes nas articulações.

Dicas e truques

Se você precisa trabalhar com salto alto, a nossa dica é optar por aqueles de até 5 cm bem confortável, ele deve envolver completamente o pé para não causar nenhum aperto ou pressão nos dedos.

O salto grosso é o mais recomendável, isso porque ele cai sobre o calcanhar e fica melhor distribuído, além de diminuir os riscos de torcer os pés.  Dois truques muito interessantes para evitar a dor são: utilizar o salto alto pelo menos 30 minutos antes de sair de casa para seus pés se adaptaram e fazer massagem logo após o final do dia, alongando também as panturrilhas.

Recomendação

Para evitar os problemas de saúde pelo uso de sapatos altos, você não precisa abrir mão deles, bastar usá-los com moderação, deixando os saltos maiores para momentos mais especiais como eventos de grande porte, reuniões e festas. Os exercícios físicos também são de grande importância a fim de fortalecer a musculatura que envolve os movimentos da coluna.

AGENDAR EXAME AGORA