Ultrassom gestacional e sua importância
A princípio pode parecer óbvio que o ultrassom gestacional, também conhecido como ultrassonografia ou ecografia, seja uma das prioridades durante a gestação.
Muito além de descobrir o sexo e obter imagens do bebê, o ultrassom gestacional é responsável por captar informações importantes sobre a gravidez e principalmente a respeito do desenvolvimento do feto.
Além disso, com o avanço da medicina e tecnologia, doenças ou alterações no organismo que antes resultavam em sequelas funcionais ou até mesmo perdas gestacionais, podem ser evitadas quando o exame de imagem e acompanhamento médico está em dia.
Nesse sentido, o acompanhamento com ultrassom deve ser feito desde o momento da descoberta da gravidez, até o nascimento.
Geralmente, o número de ultrassonografias indicadas durante a gravidez é quatro exames, mas isso pode variar de acordo com a opinião médica.
Principais pontos levados em consideração pelo médico, baseado na ultrassonografia:
- Crescimento Fetal
Acompanha-se o ritmo de crescimento fetal. É possível definir a faixa de crescimento do feto, através das medidas percentis.
- Diagnóstico e Afastamento de Gravidez Ectópica
A chamada gravidez ectópica acontece quando o feto se desenvolve fora do útero. Essa situação não é rara e coloca em risco a vida da mãe. Diagnosticando-a de imediato através da ultrassonografia, as medidas clínicas ou cirúrgicas podem ser tomadas.
- Vitalidade e Bem-estar Fetal
Juntamente com o crescimento, o ultrassom propicia observações a respeito da vitalidade do feto. É possível colher informações a respeito do perfil biofísico do bebê a partir das 34 semanas de gestação. Movimentação fetal, tônus fetal, presença e quantidade de movimentos respiratórios e líquidos.
- Idade Gestacional e Previsão do Parto
O ultrassom obstétrico pode calcular a idade gestacional com bastante precisão. O indicado é se fazer o exame entre 8 e 10 semanas, onde a margem de erro fica em torno de 3 dias.
- Descoberta do Sexo
O mais procurado e lembrado, a ultrassonografia para sexagem fetal pode ser feita a partir da 16ª semana de gestação. Nesse período, a diferenciação da genitália fetal masculina.