Notícias

16.01.2020

Tendinite

Você costuma fazer movimentos repetitivos em casa ou no trabalho e sente alguma dor? Fique atento, pois dependendo do local, pode ser tendinite! Os tipos mais comuns são no ombro, no joelho, no pé, no pulso, no braço, no polegar, na mão e no cotovelo.

Mas, você sabe o que é isso? É uma inflamação ou lesão do tendão – uma fibra responsável por unir o músculo ao osso -, o que resulta no inchaço e incômodos nessas partes específicas do corpo.   

Os tendões têm papel fundamental na transmissão da força aos músculos, fazendo com que os nossos ossos sejam capazes de se movimentar perfeitamente. Com a dor provocada pela inflamação, o paciente pode até mesmo ficar impossibilitado de executar alguma ação de costume. 

A tendinite não tem origem apenas de esforços repetidos em excesso por conta de exercícios físicos ou manuseio de materiais de forma equivocada, ela também pode ser resultado de doenças autoimunes, alterações do colágeno ou predisposição genética. 

 

COMO PREVENIR? 

Para não ficar com dúvida e fazer o melhor tratamento, realize exames de diagnóstico por imagem, por meio da ultrassonografia e ressonância magnética, é possível identificar os inchaços dos tendões. Com o Raio-x, dá para confirmar a existência de cálcio em volta do tendão, ajudando no caso. 

Já que a tendinite atinge diretamente os músculos e os tendões, nada melhor do que praticar exercícios para fortalecer essa duas partes do corpos, assim você evita que essa inflamação te atinja. 

 Muitas vezes será impossível evitar os movimentos repetitivos, então tente dar pausas, intervalos considerados para reduzir os riscos, bem como manter a postura ereta durante as atividades. Também é fundamental não sobrecarregar diferentes regiões do corpo. 

Quando for realizar esportes, não dispense os alongamentos, o seu músculo precisa se preparar antes de qualquer tipo de prática, desde modo você pode evitar lesões futuras e dores. Se possível, não espere os exercícios físicos para se alongar, faça sempre! 

Não deixe para marcar os seus exames depois, entre em contato com uma das clínicas da Med-Rad e cuide-se, você merece o melhor tratamento para ter os melhores resultados.

AGENDAR EXAME AGORA