Notícias

18.11.2020

Por que não interromper a medicação?

É um ciclo vicioso: os sintomas aparecem, você vai ao médico e passa na farmácia; começa o tratamento e, antes do recomendado, interrompe por se sentir bem. Não muito tempo depois, precisa passar por uma nova consulta, porque houve recorrência dos sintomas.

Apesar de parecer inofensivo, decidir por interromper um tratamento, sem antes consultar um médico, tem consequências graves e que impactam a nossa saúde. Cada medicação tem um tempo de ação, que deve ser respeitado, para evitar a ocorrência de recaída.

É preciso lembrar que algumas patologias levam mais tempo do que outras para serem curadas, e a decisão de parar com a medicação abruptamente pode fazer com que a doença até mesmo piore. No caso de antibióticos, a interrupção faz com que os microrganismos desenvolvam resistência. Assim, da próxima vez que for necessário tomá-lo, sua eficácia será menor, senão nula.

Os principais motivos que levam às pessoas a essa ação são: a aparente melhora, os efeitos colaterais e o preço. Por isso, o recomendado é procurar o médico que os prescreveu para que, juntos, possam encontrar uma alternativa que não comprometa a saúde do paciente.

Além disso, há também a preocupação com a automedicação. Com o tratamento interrompido, é inevitável o acúmulo de remédios na gaveta do banheiro, que acabam vencendo ou sendo usados em um outro momento, para fins indevidos.

Esses medicamentos acabam mascarando os sintomas do que pode ser algo muito mais sério. E ainda, há o risco da combinação errada de substâncias, que pode anular ou potencializar o efeito da outra. Por isso, é de extrema importância que, ao não se sentir bem, um médico seja consultado. Só ele será capaz de realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Nossa saúde precisa ser levada a sério e, como agora você sabe, interromper a medicação não é uma forma de fazê-lo. Dessa forma, que tenhamos a disciplina de cumprir com as recomendações médicas para, assim, reestabelecermos a nossa saúde e levarmos uma vida mais tranquila.

AGENDAR EXAME AGORA