Notícias

23.01.2020

Pedra nos rins

Vem e chega sem avisar… Passa sempre despercebida e sem sintomas, mas quando resolve marcar presença, não mede esforços. Quem teve já sabe do que estamos falando, das famosas pedras nos rins! 

Os cálculos renais são formações endurecidas nas vias urinárias ou nos rins totalmente silenciosas, resultados do acúmulo de cristais presentes na urina. Você sabe que as pedras se formaram quando uma dor extremamente forte atinge às suas costas e caminha até o seu abdômen. 

O incômodo se assemelha as cólicas, já que vem em picos intensos e depois alivia. Normalmente, as pessoas que sentem precisam de atendimento médico imediato. Além desse sinal, é possível ter vômito, febre, sangue na urina, redução do fluxo urinário ou mais necessidade de ir ao banheiro. 

* Nesses momentos de crise, não ofereça água, o líquido pode aumentar a pressão da urina no rim e aumentar as dores. 

Os indivíduos que consomem muito sal, ingerem alimentos com muito cálcio e proteína em excesso, não bebem muito líquido, são obesos ou são hipertensos correm mais riscos de desenvolver pedras nos rins, além daqueles que já possuem predisposição genética. As altas temperaturas também contribuem para o surgimento. 

 

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, entre as causas de pedra nos rins, estão: 

  • Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
  • Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
  • Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
  • Alterações anatômicas;
  • Obstrução das vias urinárias.

 

Para evitar essa complicação tão indesejada, é preciso ingerir de dois a três litros de água por dia para prevenir os cálculos renais. Mas caso esteja sentindo dores intensas nas costas, no abdômen ou tenha sinais de sangue na urina, não hesite em procurar um médico. 

O diagnóstico é feito pelo exame de tomografia, Raio-x e ultrassom, vai depender do pedido vindo do especialista. O tratamento é simples de ser realizado e as medicações corretas são indicadas para aliviar todas as dores!

AGENDAR EXAME AGORA