Notícias

13.04.2020

Os tipos de dores de cabeça

Depois de ter um dia daqueles, é comum perguntar para o colega se ele tem algum analgésico, porque a dor de cabeça vem forte.

Mas, esse não é o único caso em que pessoas se queixam de dor. Há diferentes tipos, com intensidade e características variáveis e a Med-Rad vai te ajudar a entender mais sobre o assunto, para que assim você consiga tratar a sua cefaleia de forma apropriada.

Ela pode ser primária ou secundária. Aquelas que pertencem ao primeiro grupo são, ao mesmo tempo, a enfermidade e o sintoma. Já ao segundo, estão relacionadas com outras doenças, como a gripe e a sinusite.

Entre as cefaleias primárias, as mais comuns são a tensional, que, como o próprio nome sugere, resulta da tensão prolongada da musculatura e, geralmente, se manifesta na testa, na nuca ou na parte de cima da cabeça, de intensidade leve a moderada.

Há também a cefaleia em salvas, que se trata de uma dor mais pulsátil e forte, de apenas um lado da face. Outros sintomas costumam se manifestar também, como o olho ficar vermelho e lacrimejante, a obstrução nasal e a coriza. As crises são diárias e costumam ocorrer durante a noite.

Já a enxaqueca, também chamada de migrânea, é incapacitante devido à sua dor unilateral e latejante, de intensidade média ou forte. As crises vêm acompanhadas de outros sintomas, como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e irritabilidade, e podem surgir em qualquer idade, mas é comum que se iniciem na adolescência, afetando principalmente as mulheres.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos quadros existentes e que as dores também podem ser decorrentes de fatores emocionais e psicológicos, bem como a falta de sono e o uso de óculos com grau incorreto.

AGENDAR EXAME AGORA