Notícias

09.11.2020

Os perigos da dieta milagrosa

Meses antes do verão chegar, elas começam a aparecer em todos os cantos da internet. Seja uma amiga que compartilhou em suas redes sociais ou a vizinha que mandou no grupo do condomínio, todas as dietas milagrosas vêm acompanhadas da promessa atraente de perder peso em poucos dias ou, então, sem esforço algum.

O problema é que, para muitas delas nos orientam a parar de consumirmos alimentos importantes para que o nosso organismo funcione corretamente, como o carboidrato, as vitaminas, os minerais e até as gorduras. Assim, a longo prazo, essas dietas acabam tendo consequências gravíssimas e colocando a nossa saúde em risco. Por isso, esteja atento aos sintomas de carência nutricional:

  • Cabelos quebradiços;
  • Unhas enfraquecidas;
  • Pele ressecada;
  • Cansaço e tonturas.

Além disso, dietas feitas sem o acompanhamento de um profissional podem levar à um resultado inesperado, pois, como consequência da inanição, o metabolismo fica mais lento e, ao voltar a comer de maneira exagerada, ocasiona o efeito sanfona. Dessa forma, o ideal não é parar de comer, mas sim diminuir as porções e diversificar os alimentos, levando em consideração seu valor nutritivo. Emagrecer de maneira saudável é combinar reeducação alimentar com a prática de exercícios físicos.

Entretanto, é preciso estar ciente que outros fatores podem influenciar a perda e o ganho de peso, sendo a privação de sono um deles, bem como a alteração de hormônios. A composição corporal também pode ser um obstáculo, uma vez que a dificuldade de emagrecer é maior quando a massa gorda está localizada no quadril e nas coxas, pois esse tipo de gordura é mais resistente à quebra. 

Dica: converse com um profissional a fim de entender mais sobre o seu biotipo, pois levá-lo em consideração pode ajudar na prescrição de um treinamento físico muito mais eficiente.

Por fim, tão importante quanto uma dieta adequado ou a prática de exercícios físicos, é conhecer os seus próprios limites e saber respeitá-los. A escolha de perder peso não deve ocorrer apenas por uma questão única e exclusivamente estética, é preciso pensar na sua saúde em primeiro lugar.

AGENDAR EXAME AGORA