Notícias

22.03.2021

Os benefícios da terapia familiar

Quando falamos de terapia, logo pensamos naquela clássica cena do paciente deitado no divã, enquanto conversa com o seu psicólogo. Entretanto, ainda que essa seja a mais conhecida, existem outras modalidades dentro da Psicologia Clínica que são tão importantes quanto, como é o caso da terapia familiar.

Esse tipo de atendimento acontece quando um profissional atende os membros de uma família ao mesmo tempo, sendo útil quando as demandas emocionais e comportamento de um indivíduo têm íntima relação com essa dinâmica. Dessa forma, todos os envolvidos podem compartilhar suas vivências e dialogar entre si com a mediação do psicólogo.

Pode parecer impossível ou pouco provável que esse tipo de terapia apresente algum benefício, mas o foco não estará em uma única pessoa, e sim na comunicação entre os familiares e no desenvolvimento de relacionamentos cotidianos mais saudáveis. Entretanto, ela também traz efeitos individuais positivos, já que as relações familiares são responsáveis por reforçar e manter vários padrões disfuncionais em seus membros.

Assim, as intervenções e técnicas utilizadas visam também mediar conflitos, reduzir a ansiedade, favorecer a empatia e esclarecer sobre os papéis exercidos por cada um. Dessa forma, a terapia familiar contribui para uma maior proximidade entre pais e filhos, irmãos e até mesmo avós.

Mas, vale ressaltar que, quem não faz parte da família também pode participar, pois cabe ao grupo escolher quem estará presente nas sessões, com a orientação do profissional que irá atendê-los. Em alguns casos, um vizinho ou amigo muito próximo, que tenha participação intensa na dinâmica familiar, pode ser relevante para o processo, por exemplo.

Por fim, você deve estar se perguntando quando a terapia familiar é indicada. Antes, é importante entender que cada dinâmica familiar tem, naturalmente, alguns conflitos e problemas. Entretanto, existem questões emocionais e comportamentais, que vão muito além de simples divergências de crenças ou opiniões, demandando ajuda de um profissional.

De modo geral, o trabalho com famílias possui algumas semelhanças com a terapia de casal, que analisa e discute o modo como a relação impacta cada uma das partes envolvidas, tornando o convívio mais saudável e satisfatório.

AGENDAR EXAME AGORA