Notícias

23.03.2020

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Quando o assunto é doença, não tem como não se encher de dúvidas e buscar saber as respostas sobre o problema, não é? 

Por isso, a Med-Rad separou algumas perguntas frequentes sobre o câncer de mama que vão te deixar mais tranquilo.

 

1) Câncer de mama é uma doença só

MITO. 

Há vários tipos da doença, podendo avançar de maneira totalmente diferente, desde a velocidade até a forma. Existem os tumores que ficam apenas na mama, como também os que atingem outros tecidos, entre outros. Por isso é importante fazer o diagnóstico médico. 

 

2) Amamentar protege contra o câncer de mama

VERDADE! 

A amamentação reduz o número de ciclos menstruais, diminuindo assim a ação de alguns hormônios femininos – como o estrógeno – que podem contribuir para o surgimento do câncer. Então, quanto maior o período de aleitamento, melhor. Mas lembre-se, o ato de amamentar não é um ato preventivo. 

 

3) O câncer de mama pode ser causado por um trauma (batida) nos seios

MITO. 

As batidas não são capazes de fazer com que as células anormais se multipliquem de forma exacerbada e gerem o tumor. Mas, é claro que todo machucado precisa de atenção e de cuidado! 

 

4) Desodorante pode causar câncer de mama 

MITO. 

Alguns produtos possuem sais de alumínio em sua fórmula para bloquear a transpiração, porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirma que não existe nenhuma relação dessa substância com a doença. 

 

5) Quem menstrua muito cedo ou é mãe depois dos 30 anos tem maior probabilidade de desenvolver a doença.

VERDADE

Lembra do estrógeno que comentamos logo acima? Ele está aqui de novo! As mulheres que menstruam mais ao longo da vida, consequentemente produzem mais esse hormônio, assim como o progesterona, ficando mais expostas ao aparecimento do tumor. 

 

6) Próteses de silicone podem causar câncer.

MITO. 

A única coisa negativa que o silicone tem é o fato de que o implante pode dificultar na hora de diagnosticar a doença. Mas, é somente isso. 

 

7) A prática de atividades físicas pode ajudar a prevenir o câncer de mama

VERDADE! 

Praticar exercícios três vezes na semana ou mais traz benefícios para qualquer um. Com os esportes, o risco de desenvolvimento do câncer diminui 7%, segundo a revista científica JAMA. Partiu fazer atividades físicas? 

AGENDAR EXAME AGORA