Notícias

16.03.2020

Melhor idade para fazer a mamografia

Afinal, qual é a melhor idade para realizar diagnósticos de câncer de mama? Essa é uma pergunta que sempre causa polêmica entre os especialistas, por isso a Med-Rad trouxe as diversas opiniões para você conhecer. 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) indica que as mulheres façam o exame entre 50 e 69 anos a cada dois anos, se não houver nenhuma alteração neste meio tempo. Já o governo dos Estados Unidos sugere a partir dos 45 anos de idade. 

E de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o certo é iniciar as consultas aos 40 anos, realizando a mamografia anualmente. 

A instituição ainda avisa sobre a necessidade de ser cauteloso com os causos de sobrediagnóstico e resultados falso-positivo, para evitar tratamentos desnecessários ou cirurgias. 

O melhor a se fazer é buscar um profissional de confiança e pedir orientação! Porém, antes de chegar a idade de fazer a mamografia, você pode se tocar e averiguar se há sinais da doença, como nódulos. 

Em frente ao espelho, realize os seguintes passos: 

  1. Observe os dois seios com os braços para baixo;
  2. Em seguida, coloque as mãos na cintura e faça força;
  3. Depois, com as mãos para trás da cabeça, repare no tamanho, posição e forma do mamilo;
  4. Pressione levemente o mamilo para ver se há secreção;
  5. Sinta as mamas por meio de movimentos circulares de cima para baixo; 

Se sentir alguma mudança, não hesite em buscar um médico especialista. Tenha também uma rotina saudável – sem fumo, consumo excessivo de álcool, com dieta balanceada e prática de exercícios – para prevenir o câncer de mama!

AGENDAR EXAME AGORA