Notícias

04.05.2020

A importância do pré-natal

Para mamães de primeira viagem, o começo de uma gestação pode ser um pouco confuso devido ao número de procedimentos que devem ser seguidos. Por isso, a Med-Rad quer te ajudar nesse momento tão especial para você, para que tudo ocorra bem.

Ao testar positivo para uma gravidez, o primeiro passo é marcar uma consulta com um ginecologista obstetra de sua confiança. Agora que você carrega uma vida, é preciso garantir que está tudo bem com a sua saúde e a do seu bebê.

Entre os exames, será solicitado um hemograma completo, pois é preciso detectar se há a existência de alguma anemia ou infecção. Os que testam doenças sexualmente transmissíveis também entram na lista, uma vez que se o resultado for positivo é preciso entrar com as medicações corretas.

É possível que outros exames sejam solicitados, tudo dependerá da opinião do seu médico – provavelmente, mais para frente, você precise refazer alguns desses para garantir que tudo continua bem. Assim, com as guias em mãos, é dado início ao pré-natal, um acompanhamento detalhado da saúde de ambas as vidas durante toda a gestação.

Com os resultados e tendo passado por mais uma consulta, chegou uma das horas mais aguardadas: realizar o ultrassom! Geralmente, ele é feito entre a sexta e sétima semana de gravidez, porque se realizado antes pode ser que o bebê não tenha tido tempo hábil para se desenvolver.

Caso você e seu médico optem por realizar as ultrassonografias com maior frequência, está tudo bem. Mas, caso não, é necessário realizar pelo menos quatro delas durante os nove meses, sendo:

 

No começo do pré-natal

É importante para saber se a gestação está de fato acontecendo dentro do útero e para que seja determinada a idade gestacional correta.

 

Entre as semanas 11 e 14

Quando o ultrassom é realizado para saber se está tudo bem com o desenvolvimento do bebê, assim como a formação dos membros, do sistema nervoso, do coração e de outros órgãos.

 

Entre as semanas 20 e 24

Além de checar se está tudo bem com os órgãos que foram avaliados no exame passado, é necessário também verificar aqueles que começaram a se desenvolver.

 

Por volta da semana 32

Com o parto se aproximando, é preciso conferir se está tudo certo para que ele seja realizado, como por exemplo, se o bebê está na posição correta.

 

As consultas médicas, além de fazerem parte da rotina para garantirem que está tudo bem, ajudam a preparar as mulheres para a maternidade, com informações sobre os cuidados necessários para com a criança que está chegando.

AGENDAR EXAME AGORA