Notícias

25.08.2021

Gripe ou resfriado: qual a diferença?

Basta esfriar que alguns dos principais sintomas da gripe e do resfriado, como coriza e tosse, aparecem. Isso porque, a combinação de temperatura baixa e ar seco, típicos do inverno, propicia uma sobrevida maior do vírus. Entretanto, são poucas as pessoas que compreendem a diferença entre as duas doenças, que de fato possuem suas semelhanças, mas é preciso saber identificá-las corretamente para um tratamento adequado.

Assim, ainda que ambas sejam transmitidas principalmente por meio do ar e objetos contaminados pela saliva do paciente, os tipos de vírus são diferentes e provocam sintomas distintos. Enquanto a gripe é causada pelo Influenza, como é de conhecimento geral da população, o resfriado pode ser desencadeado por uma variedade de vírus, sendo os mais comuns o Adenovírus e o Rinovírus.

Além disso, os sintomas da gripe são mais intensos, podendo durar entre 7 e 10 dias, e incluem febre alta, dores de garganta, muscular e de cabeça. o resfriado é mais ameno e afeta principalmente o trato respiratório superior, de forma que os sintomas atingem a garganta e as fossas nasais, desaparecendo entre 2 e 4 dias.

Entretanto, caso não sejam tratadas corretamente, as duas patologias podem levar a possíveis complicações, como pneumonia, otite, sinusite e bronquite. Por isso, apesar da automedicação parecer ser o caminho mais fácil, é importante passar por uma consulta, para que o seu quadro seja avaliado por um profissional, que irá receitar medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e, dependendo do caso, até mesmo antivirais.

E ainda, para que você se recupere completamente, existem alguns cuidados que devem ser adotados, como o repouso e a ingestão de líquidos, seja água, suco ou chá. Além disso, mantenha-se agasalhado e o nariz descongestionado, bem como uma boa alimentação, para que o sistema imunológico possa combater o vírus. 

Vale ressaltar que a prevenção é sempre o melhor caminho, por isso mantenha os ambientes bem ventilados e conte com a ajuda de umidificadores, evitando o uso de ar-condicionado. Não esqueça de lavar as mãos com frequência, não compartilhe objetos de uso pessoal e sempre que for tossir ou espirrar, utilize lenços descartáveis. 

Por fim, a vacina contra a gripe está disponível para toda população nas unidades básicas de saúde da cidade! Atente-se apenas ao intervalo necessário de 15 dias antes ou após tomar a vacina contra a Covid-19, que no momento deve ser prioridade.

AGENDAR EXAME AGORA