Notícias

18.06.2018

Frio chega e junto com ele as dores no corpo

Pode tirar aquele casaco no fundo do armário e preparar uma pilha de cobertores, que o frio chegou. Muita gente tem motivos de sobra para adorar o inverno, já que esta é a estação perfeita para uma maratona de filmes e pratos quentinhos, mas também é o período propício para o agravamento de dores musculares.

No inverno é comum contrairmos mais os músculos em uma ação involuntária, deixando as articulações mais rígidas e desencadeando possíveis inflamações. Você com certeza já deve ter encolhido os ombros ou a coluna durante o sono sem ao menos perceber. Esta postura aumenta a curvatura fisiológica da coluna dorsal provocando dores principalmente nos pacientes que já possuem histórico de problemas ortopédicos.

O frio e as articulações

As baixas temperaturas tornam o líquido sinovial do corpo mais espesso, o que impede a movimentação correta das articulações e intensifica a sensação de incômodo. Pessoas que sofrem com artrites, artroses, fibromialgia ou lombalgia têm dificuldades ainda maiores para realizar as atividades de rotina durante este período.

Exercícios

Os exercícios aeróbicos são essenciais para melhorar a qualidade de vida. Além de mandarem a preguiça embora eles diminuem a sensibilidade à dor e ativam a circulação sanguínea. A prática de qualquer atividade física melhora a imunidade, diminuindo as chances de contrair gripes ou qualquer outra doença típica da estação, mas lembre-se de apostar nas roupas certas para impedir a friagem durante a execução dos exercícios.

Dicas para encarar o frio sem dor

  • Mantenha a região do pescoço sempre aquecida para evitar o torcicolo;
  • Os cuidados devem ser redobrados entre os idosos, já que a umidade ataca as articulações principalmente nesta faixa etária;
  • Colocar um aquecedor no quarto pode ser uma ótima opção para diminuir as dores noturnas;
  • Espreguiçar faz bem à saúde, faça isso sempre quando acordar;
  • Utilize bolsas de água quente para relaxar a musculatura;
  • Faça exercícios físicos diariamente.

Se você enfrenta alguma doença crônica muscular, procure pela Med-Rad e atualize seus exames durante o inverno para um tratamento eficaz e com total precisão.

AGENDAR EXAME AGORA