Notícias

02.06.2018

Estalar os dedos é prejudicial à saúde?

Na sala de espera, minutos antes de iniciar a entrevista de emprego ou em meio a atenção de uma prova bimestral da faculdade, existem momentos que elevam o nosso grau de ansiedade e nervosismo. Por isso, muitas pessoas encontram como válvula de escape o hábito de estalar o dedo, a fim de amenizar a sensação. Mas será que esta atitude realmente faz mal à saúde?

Estalar os dedos eventualmente não traz prejuízo, nem tão pouco interfere na articulação, mas é preciso ficar de olho para que esta ação não se torne um hábito abusivo, uma vez que pode perder a flexibilidade e diminuir a força dos dedos, levando quem sabe a lesões nos ossos.

 Como as articulações reagem ao estalar os dedos?

Segundo especialistas, as pessoas que mais adotam o ato de estalar os dedos são aquelas que não praticam exercícios físicos, ao seguir com esse hábito o espaço entre as articulações cresce devido os gases provenientes do líquido sinovial, capazes de gerar bolhas que se ajuntam a outras bolhas e estouram, causando aquele barulhinho de estalo.

Mito e verdade

Você com certeza já deve ter ouvido que estalar os dedos pode causar artrite ou outras doenças, mas isso não passa de um equívoco, já que esta atitude não tem poder de provocar patologias, no entanto é importante lembrar que tudo deve ser feito com moderação.

Quanto as juntas dos dedos, elas sim podem engrossar, isso porque os movimentos repetitivos deixam as articulações mais rígidas e automaticamente mais grossas.

Por que as pessoas estalam os dedos?

O hábito está intimamente ligado a ansiedade ou ao simples fato do prazer.  Pessoas que estão nervosas ou pensando em algo que lhe cause preocupação, geralmente percorrem ao hábito como solução para acalmar os ânimos.

Como prevenir o vício?

Recorra a ajuda de amigos e pessoas próximas para controlar a situação, peça que eles advertem sempre que insistir com esse hábito, pois às vazes isso é tão natural para você que se torna imperceptível. Procure outros meios para relaxar como chás naturais e sucos de maracujá extraído diretamente da polpa.

O que achou do nosso tema?  Se você tem alguma dúvida sobre saúde e qualidade de vida, acompanhe o nosso site, pois trazemos informações atualizadas e dicas importantíssimas para seu dia a dia.

AGENDAR EXAME AGORA