Notícias

03.07.2018

Entenda os riscos de segurar a urina

Telefone tocando, e-mails para responder e trabalho que não acaba mais, quem já passou por essa situação com aquela vontade de urinar? Adiar a sua ida ao banheiro pode provocar malefícios à sua saúde como infecção ou incontinência urinária, levando até a formação de pedra na bexiga.

Se você tem dificuldade de frequentar banheiros públicos como na escola, faculdade ou restaurantes, lembre-se que segurar a urina por muito tempo nunca é a melhor saída.

Mulheres

As mulheres são mais resistentes do que os homens na hora de fazer xixi e isso só aumenta as chances de desenvolver alguma complicação, como a infecção urinária. Ir ao banheiro quando se tem vontade é muito importante, já que a urina tem função de limpar a uretra, eliminando as bactérias presentes a fim de evitar o aparecimento de doenças.

Negar a necessidade fisiológica também pode originar a chamada “bexiga preguiçosa” provocando a vontade de urinar a cada 20 minutos, devido o alargamento da bexiga. Ainda existem muitas pessoas que ingerem uma menor quantidade de água para reduzir a ida ao banheiro, mas essa atitude só acarreta consequências prejudiciais à saúde.

Complicações

  • Infecção urinária: Prender o xixi proíbe a limpeza natural da uretra e facilita o aparecimento de bactérias responsáveis pela infecção urinária, além disso a bexiga pode ficar dilatada impedindo o esvaziamento completo, propagando ainda mais a intensidade da infecção até chegar a cistite.
  • Retenção urinária: Trata-se da incapacidade de esvaziar a bexiga por inteiro, fazendo com que a pessoa)  não consiga urinar mesmo estando com vontade, isso favorece a presença de resíduos na bexiga e a formação de cálculo renal, ou seja, pedra no rim.
  • Pedras nos rins: A doença é caracterizada pela formação de pedrinhas que obstruem o sistema urinário, causando fortes dores. Por isso segurar a vontade de urinar com frequência aumenta o risco de desenvolver esta patologia.

Dica

A bexiga consegue armazenar aproximadamente 500 ml de líquido, mas o nosso cérebro já entende a necessidade de esvaziar a partir dos 200 ml, portanto é aconselhável urinar a cada duas horas.

Continue acompanhando o nosso blog com notícias e dicas fresquinhas para deixar a sua saúde sempre em dia. 

AGENDAR EXAME AGORA