Notícias

18.05.2020

Doenças mais comuns durante a gravidez

Durante e após uma gestação, todos os cuidados são voltados para o bebê, mas é importante que alguns deles sejam tomados pensando na mãe. Com o corpo da mulher passando por diversas mudanças, a produção hormonal é alterada, o que resulta na baixa imunidade.

Assim, o pré-natal é importante não só para acompanhar o desenvolvimento do feto, mas também a saúde da mamãe. É comum mulheres grávidas desenvolverem algumas doenças, que na maioria dos casos são fáceis de serem tratadas, ainda que levem uma vida saudável.

A Med-Rad trouxe uma lista de quais são as doenças mais frequentes e que exigem atenção:

 

Infecção urinária

Causada por uma bactéria, além da febre, costuma gerar desconforto na hora de urinar. Outros sintomas são o forte odor, náuseas, dores nas costas e coceiras na vagina. Dificilmente essas infecções podem ser evitadas, uma vez que são ações naturais do corpo. O tratamento é feito através de medicamentos que não são agressivos à saúde do bebê ou da mãe.

 

Diabetes gestacional

Pode ser identificada durantes os exames do pré-natal, mas entre os sintomas estão a vontade de urinar e sede constantes – aos primeiros sinais, é necessário procurar um médico. É possível controlar os níveis de açúcar no sangue com uma dieta balanceada em alguns casos e, geralmente, a doença costuma sumir após dar à luz.

 

Anemia

Ocorre pela falta de nutrientes no organismo extremamente importantes para mamães e bebês, como o ferro, o zinco e a vitamina B12. Fique atenta a sintomas como fadiga, fraqueza e tonturas, pressão arterial baixa e desmaios. É possível prevenir a doença com uma boa alimentação.

AGENDAR EXAME AGORA