Notícias

29.06.2020

Crianças e quarentena, uma dupla imbatível

Quem tem criança pequena em casa sabe bem do que vamos falar. O isolamento social se apresenta como um enorme desafio para quem agora precisa cuidar dos pequenos em tempo integral, conciliando a rotina com o trabalho e as tarefas domésticas.

Sabemos que não é fácil e não existe uma fórmula secreta para criar os filhos, mas nós da Med-Rad queremos te ajudar na missão de prepará-los para o mundo.

A primeira coisa que todos precisamos ter em mente é que toda essa situação os afeta. Até mesmo os mais novos que ainda não conseguem entender muito bem o que está acontecendo. Isso porque eventos adversos elevam os níveis de cortisol e adrenalina, dois hormônios relacionados ao estresse.

Para evitar a sobrecarga emocional nos pequenos, e consequentemente no resto da família, é importante conversar com eles sobre o que estamos vivendo, adequando a linguagem para que eles entendam, de forma a tranquilizá-los.

Além disso, criar uma rotina é essencial para manter a ordem. Estipule horários para as refeições e afazeres do dia, sem esquecer de equilibrar com momentos para brincadeiras e um tempo livre, para que eles decidam o que querem fazer.

A hora do brincar é importante para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. Sempre que puder, faça parte desses momentos, pois além de ser uma forma de estreitar os laços afetivos, você pode ajudá-las a lidar com emoções como a derrota e a frustração.

E calma, porque você não precisa se desdobrar para inventar mil e uma brincadeiras. Ter períodos sem atividade nenhuma também colabora na aprendizagem, pois os pequenos poderão soltar toda a sua criatividade, aprendendo a serem autônomos e independentes, o que colabora para a sua autoestima, uma vez que percebem conseguir cuidar de si mesmos, adquirindo confiança.

O mais difícil pode ser fazê-los entender que não estão de férias e por isso o diálogo e a rotina são tão necessários. Muitas das escolas já se organizaram e, com as aulas online, estão seguindo com o ano letivo. Por ser algo totalmente novo às crianças, é fundamental que os pais acompanhem os filhos durante elas, auxiliando-os com a tecnologia e as tarefas.

AGENDAR EXAME AGORA