Notícias

14.08.2019

Conheça 6 modalidades de diagnóstico por imagem

O seu médico te pediu exames para fazer e disse: “Você precisa fazer alguns diagnósticos por imagem e logo marcaremos um retorno para vermos os resultados.” Com certeza ele te falou alguns nomes conhecidos de avaliação e outros que não conhece, te explicou brevemente, mas ainda assim você não entendeu do que se trata? Então, chega de dúvidas!

 A Med-Rad oferece seis modalidades de diagnóstico por imagem, sendo Raio-X, Tomografia computadorizada, Ressonância magnética, Ultrassonografia, Densitometria óssea e Mamografia 3D e você vai conhecer um pouco sobre cada um para chegar até aqui ainda mais tranquilo para ser atendido pela nossa equipe médica que é totalmente especializada.

 

PARA QUE SERVE CADA EXAME?

 Raio-X: Também conhecido como radiografia, o Raio-X é um exame de imagem que usa baixas radiações para identificar alterações na estrutura dos órgãos e dos ossos. A radiação é emitida de forma direcionada na parte do corpo que precisa ser avaliada. Há diversos tipos de Raio-X, podendo usar contraste ou não. O exame é capaz de identificar fraturas, câncer ósseo, de mama, tumores em geral, pneumonia, objetos engolidos, cálculos renais, entre outros.   

 

Tomografia computadorizada (TC): Basicamente a TC é um avanço do Raio-X, pois usa-se a mesma técnica, porém, a partir dos avanços trazidos pela tecnologia, as imagens são processadas para o computador, de modo que é possível visualizar o corpo de forma tridimensional, mais detalhado e em muitos ângulos diferentes que a radiologia simples não permite. Em alguns casos, é necessário fazer o uso do contraste na tomografia computadorizada, que é à base de iodo.

 

 Ressonância magnética: A ressonância magnética não usa nenhum tipo de radiação, pois é utilizado apenas campos magnéticos e ondas de rádio. Essa modalidade é de alta qualidade, já que as imagens trazem diversos planos do corpo, além de mais detalhamento. Em algumas situações, o contraste usado é com quelato de gadolínio, diferente da TC.  

 

 Ultrassonografia: Ao contrário do Raio-X e da tomografia computadorizada que usa radiação para formar imagens, na ultrassonografia é utilizado apenas ondas sonoras de alta frequência para captar as “fotografias” do corpo, de maneira que os órgãos internos tornam-se visíveis, por exemplo, a bexiga e o trato gastrintestinal.

 

 Densitometria óssea: Diagnosticar casos de osteoporose ou de patologias nos ossos é a funcionalidade do exame de densitometria óssea que consiste na dupla emissão de Raios-X. É detectado a densidade mineral dos ossos de acordo com a idade e sexo do paciente e esses valores são comparado com os de referência, além de ser possível notar se há redução de massa óssea precoce.

 

Mamografia 3D: O exame permite detectar precocemente o câncer de mama e evitar lesões em sua fase inicial. Com o uso dos recursos tecnológicos, a mamografia 3D proporciona mais precisão para identificar as complicações da mulher, além de produzir imagens da mama em diferentes ângulos de forma tridimensional e em cortes milimétricos, o que permite uma análise mais ampla da área.

 

Já que agora ficou mais fácil de compreender os diversos exames oferecidos pela Med-Rad, encontre a mais próxima de você e marque já o seu horário!

 

Presidente Prudente

Av. Coronel Marcondes (18) 3904-9494

Av. Washington Luiz (18) 3344-4050

 

Presidente Venceslau

(18) 3272-2328

 

Presidente Epitácio

(18) 3251-3253

 

Rancharia

(18) 3265-2090

AGENDAR EXAME AGORA