Notícias

21.08.2020

Como tratar bronquite?

É comum a tosse ser associada à gripe e ao resfriado, mas esse é um sintoma que, acompanhado da falta de ar e do chiado ao respirar, pode significar que você ou algum familiar está passando por uma crise de bronquite. Como qualquer outra doença, ela não deve ser menosprezada e, nessas horas, o conhecimento pode ser um grande aliado.

Antes de tudo, é preciso entender que a bronquite é a inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares, e acontece quando os minúsculos cílios que revestem o seu interior param de expelir o muco presente nas vias respiratórias. O acúmulo de secreção faz com que os brônquios inflamem e fiquem contraídos, provocando os sintomas agora conhecidos.

A doença pode ser aguda, quando a crise dura entre uma ou duas semanas, ou crônica. No segundo caso, a doença não desaparece, se manifesta por três meses ou mais durante dois anos consecutivos e tendem a piorar pela manhã. Para ser diagnosticada, são levados em consideração os sinais e sintomas, histórico do paciente e exame clínico.

Geralmente, a bronquite é causada por vírus, mas também pode ser resultado de uma infecção bacteriana. Já o contato com poluentes ambientais e químicos, como inseticidas, tintas, poeiras e, principalmente, cigarro, podem ser responsáveis por desencadear e agravar as crises.

Por ser uma doença autolimitada e que tem a duração máxima de 10 a 15 dias, não há um tratamento específico para combatê-la, entretanto, é possível aliviar os sintomas. Procure se hidratar, pois a água ajuda a diluir as secreções brônquicas, use vaporizadores e tome a medicação prescrita por um médico.

E atenção: quem tem bronquite crônica deve ser vacinado contra a gripe e contra a pneumonia, pois ela aumenta o risco de outras infecções respiratórias.

AGENDAR EXAME AGORA