Notícias

22.06.2020

Como está a sua saúde mental?

Cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Transtornos psicológicos, como a ansiedade, podem afetar nossas vidas, ainda que não tenham sido diagnosticados.

Uma das consequências é a dificuldade de cumprir com tarefas rotineiras, seja por falta de motivação, foco ou por uma constante sensação de cansaço e esgotamento. Por isso, trouxemos para você algumas ações que, se adotadas, podem te ajudar a se manter saudável.

 

  1. Separe um tempo para cuidar de você

O autocuidado é uma peça fundamental nesse complexo quebra-cabeça e existem várias formas de fazê-lo. Você pode ler um livro, assistir a uma série ou cozinhar aquele prato especial que você adora.

É assim que você poderá afastar a sua mente das preocupações do dia, aproveitando esse momento seu.

 

  1. Leve uma vida saudável

Muito mais do que uma questão estética, se exercitar diariamente e ter uma alimentação balanceada é essencial para que corpo e mente fiquem bem. 

A atividade física faz com que substâncias químicas sejam liberadas, essas que são capazes de regular o seu humor e promover o bem-estar. Já um corpo nutrido garante o bom funcionamento do organismo, evitando a ausência de vitaminas e nutrientes que podem causar algum tipo de distúrbio hormonal.

 

  1. Tenha uma boa noite de sono

Para ter uma noite tranquila, evite ingerir alimentos pesados à noite, crie um ambiente escuro e nada de eletrônicos na cama. A luz emitida pelo LED, presente principalmente nos smartphones, afeta nossa retina e prejudica a qualidade do nosso sono.

 

  1. Afaste-se das redes sociais

Acompanhar o que os amigos e familiares postam nas redes sociais pode ser gostoso e muitas vezes divertido, mas tome cuidado. Para quem se sente mentalmente fragilizado elas podem ser potencialmente nocivas, já que as pessoas sempre postam os seus melhores momentos, o que pode acabar nos deixando mal.

Vale ressaltar que, apesar dessas dicas ajudarem, é indispensável o acompanhamento profissional de psicólogos e, em alguns casos, de psiquiatras. A terapia não é um tratamento momentâneo e pode ser realizada durante toda a vida, pois irá ajudar não só com problemas do passado, mas também com a pressão da rotina e eventuais angústias que podem surgir.

AGENDAR EXAME AGORA