Notícias

08.12.2021

Como aprimorar a saúde mental no trabalho

Na maioria das vezes, passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho do que em nossos próprios lares. Mesmo sendo normal, esse fato pode afetar diretamente a saúde mental, já que muitos não tomam os mesmo cuidados com a mente e as emoções no serviço como tomaria em ambientes mais descontraídos. 

 

De acordo com pesquisas, muitos sentem a necessidade pedir demissão quando o estresse no local de trabalho acaba sendo levado em consideração. Logo, é perdido não apenas o serviço, como grande parte da qualidade de vida pode ser prejudicada. É importante destacar que, assim como algumas doenças físicas, as complicações mentais podem deixar fortes sequelas.

O que provoca a má saúde mental no trabalho?

 

Todos temos dias bons e ruins, isso é comum e afeta diretamente o nosso humor. Porém, é indispensável ficar atento a como isso pode afetar as nossas relações interpessoais. Além disso, é preciso se atentar também às confusões. Um dia ruim e um sentimento de angústia são coisas distintas, por exemplo.

 

Existem algumas ações que podem indicar que você não vai bem ao se tratar da interação entre saúde mental e trabalho, são elas:

 

  • Você se sente mais cansado do que costuma;
  • Começa a cometer erros com frequência que geralmente não comete;
  • Nada mais te motiva naquele ambiente;
  • Tem mau humor com constância;
  • A procrastinação faz parte da sua jornada de trabalho;
  • Fica ansioso com frequência;
  • Costuma se afastar de seus amigos de trabalho.

 

Caso os problemas fiquem mais intensos, as ações podem também se intensificar, gerando explosões de raiva, choro, faltas no serviço e até não cuidar da própria aparência.

Passos para cuidar da sua saúde mental no trabalho

Não existe fórmula mágica para resolver nossos problemas, porém, podemos colocar em prática ações que irão, a curto prazo, solucioná-los. Separamos alguns passos cotidianos no serviço que te auxiliarão.

 

Diga como se sente: Pode parecer bobo, mas dizer como você está se sentindo em relação a certas situações poderá evitar sobrecargas e momentos de tensão. Busque alguém de confiança e converse.

 

Se precisar, peça ajuda: Sabemos como é impossível fazer tudo sozinho, por isso, pedir ajuda é indispensável. Parte de ser uma pessoa responsável no trabalho é saber quando precisa de ajuda. Não se sobrecarregue, para evitar sobrecarga emocional.

 

Saiba dizer não: Uma simples palavra, que tem o poder de poupar atividades indesejadas. Falar não está ligado a expressar seus dogmas, sentimentos e limitações. 

 

Faça intervalos: Além de ajudar na produtividade, pequenas pausas podem servir de alívio mental. Intervalos de até 5 minutinhos poderão ser o suficiente. Use esse tempo para se alongar ou simplesmente relaxar a mente.

 

Crie amizades: Apesar de se tratar do trabalho, ainda estamos falando de um ambiente social. Relacionamentos são cruciais na saúde social, já que eles poderão não apenas te ajudar com questões do serviço, como também da vida pessoal. As amizades sempre devem ser bem-vindas.

 

Não se cobre tanto: Na maioria das vezes, somos nossos maiores inimigos. Não se cobre de forma exagerada. Lembre-se: as mudanças partem de nós.

 

Para finalizar, é importante que um profissional especializado sempre seja consultado já que nada substitui as orientações de uma pessoa que entende do assunto. Cuidar da saúde mental é cuidar de você!

AGENDAR EXAME AGORA