Notícias

30.03.2020

Como apoiar uma amiga com câncer de mama

Lidar com problemas de saúde não é uma tarefa fácil. Qualquer que seja, ele acaba abalando não só as estruturas físicas, mas também as emocionais e as mentais de qualquer um, ainda mais quando se trata de um diagnóstico de câncer. 

As mulheres que são afetadas por esse tumor nas mamas tendem a se sentir menos femininas, já que essa doença atinge uma área considerada símbolo da sexualidade, maternidade, como também da sensualidade. 

Para que você saiba apoiar alguém que está próximo a passar por isso, a Med-Rad trouxe dicas importantes para evitar situações desagradáveis e desrespeitosas que pode atingir a pessoa. 

Primeiro, é importante se informar sobre o assunto. Procure saber a respeito da doença e como será o tratamento, assim será possível compreender melhor o que a sua amiga pode estar passando no momento e ficar preparada para o que virá. 

Não diga coisas apenas para agradar, pense. Muitas mulheres perdem cabelo com os tratamentos e não se sentem bonitas. Ao invés de simplesmente distribuir um elogio clichê, esteja pronta para encontrar uma solução! Ajude-a amarrar lenços na cabeça, procurar perucas, o que ela quiser usar. 

O mesmo vale para os enjoos e mal-estar após a quimioterapia. Mostre estar disposto e promova um passeio delicioso que não exija esforço, como tomar um sorvete para aliviar a sensação ruim. 

Quando ela não tiver companhia, acompanhe-a até as consultas médicas e dê apoio. Esteja atento às informações do especialista, a rotina de tratamento do câncer, por ser cansativa, pode deixar a sua companheira desatenta. 

E se a sua amiga quiser chorar, deixe! O momento é de muita sensibilidade e ela tem o direito de desabafar, já que vai passar por períodos em que a vontade vai ser ficar quieta. Não a interrompa e mostre que está aí. 

Promova atividades que a dê prazer, como leitura de um livro, assistir um filme, ouvir músicas e bater papo que não envolva assuntos como saúde e câncer. Esteja disponível e também permita que a sua pessoa querida faça escolhas. 

Tenha empatia e, acima de tudo, ame. Esse é o verdadeiro segredo.

AGENDAR EXAME AGORA