Notícias

02.03.2020

Aumento de casos de câncer de mama

Todo mês de outubro, a Med-Rad costuma ficar Rosa, a fim de promover a campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama. Mas, devido a relevância do assunto, a clínica preparou uma série de matérias para este mês. 

Afinal, o cuidado deve ocorrer durante todo o ano. 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação das células mamárias de forma desorganizada, de modo que gera células anormais, responsáveis pela formação do tumor.   

Apesar de parecer único, existem diversos cânceres desse tipo. As variações ocorrem de acordo com o seu próprio desenvolvimento, podendo ser acelerado ou lento. O tumor também pode acometer os homens, porém são raros e representam 1% dos casos. 

Por não haver uma causa específica, os médicos pontuam alguns fatores de riscos para que todos fiquem atentos e tomem medidas preventivas. Mulheres acima de 50 anos, pessoas que possuem histórico familiar da doença, consumo elevado de álcool, excesso de peso, falta de exercícios físicos são algumas dessas condições. 

 

NÚMEROS ALARMANTES 

No Brasil, essa doença está em quinto lugar com a maior taxa de mortalidade. Em 2019, quase 60 mil pacientes foram diagnosticados com câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda de acordo com o INCA, a estimativa para este ano é ainda maior, de 66.280 novos casos.  

E quando se trata de registros do Oeste Paulista, os números também mostram um aumento significativo. Conforme dados do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, de 2015 a 2019, houve um crescimento de 109%. 

Veja os casos de câncer de mama diagnosticados: 

2015: 1449

2016: 1786

2017: 2575

2018: 2696

2019: 3030

Por isso, é necessário realizar o autoexame, além de fazer anualmente o diagnóstico acima dos 40 anos, já que as chances  de cura aumentam em 95% quando a doença é descoberta em estágio inicial. 

Cuide-se, venha para a Med-Rad, aproveite o melhor que a tecnologia oferece e tenha resultados totalmente precisos em suas consultas.

AGENDAR EXAME AGORA