Notícias

18.10.2021

As principais dúvidas sobre o câncer de mama

O mês de Outubro chegou deixando nossa vida mais rosa e, além de apoiar mulheres que estão lutando contra a doença, precisamos compartilhar informação! Isso porque, a falta de conhecimento é um dos principais fatores que impede um diagnóstico precoce, importante para um tratamento bem-sucedido. Pensando nisso, separamos as perguntas mais frequentes para responder nessa matéria!

 

  • Quais os principais sintomas da doença?

O aparecimento de nódulos é o sintoma mais comum, mas existem outros sinais aos quais devemos estar atentas, como a inversão ou descamação do mamilo, presença de secreção clara ou sanguinolenta pelo mamilo, inchaço e vermelhidão da mama, retração da pele da mama, linfonodos (ínguas) axilares salientes. Diante de qualquer suspeita, é imprescindível que um médico de sua confiança seja consultado, independente da idade que você tenha.

 

  • Quais os fatores de risco na causa do câncer de mama?

Além do histórico familiar em parentes de primeiro grau, a idade avançada, a menstruação precoce e a menopausa tardia são alguns dos principais fatores de risco. E ainda, hábitos que não são saudáveis, como o sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

 

  • É possível ter câncer mesmo sem sentir nada no autoexame?

Sim, nem sempre os nódulos são palpáveis ou todas as mulheres irão apresentá-lo, uma vez que também existem outros sintomas. Entretanto, o autoexame continua sendo importante, pois segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 66,2% dos casos as mulheres detectaram o problema sozinhas.

Assim, o ideal é realizar o autoexame entre o 7º e 10º dia da menstruação, período em que as mamas estão menos influenciadas pelas alterações hormonais. Para mulheres que não apresentam mais ciclos menstruais, seja por causa da menopausa ou algum método contraceptivo, o recomendado é escolher um dia fixo para realizar o exame mensalmente.

 

  • A mamografia preventiva deve ser feita a partir de qual idade?

As sociedades médicas nacionais e internacionais recomendam que o exame seja realizado anualmente a partir dos 40 anos, de forma a detectar o câncer de maneira precoce. Porém, apenas mulheres entre 50 e 69 anos podem realizar a mamografia preventiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

 

  • Como prevenir a doença com cuidados diários?

Aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos saudáveis. Por isso, ainda que pareça repetitivo, busque praticar exercícios físicos e se alimentar bem, optando por ingredientes naturais e evitando alimentos processados. São com esses cuidados, que parecem simples, que é possível nos prevenirmos! 

AGENDAR EXAME AGORA