Notícias

19.02.2020

Andar descalço faz bem!

“Nada de andar de meia ou descalço, senão você vai ficar doente!” Essa frase com certeza marcou a infância de muita gente, mas saiba que andar de pé no chão não causa resfriados e é excelente para a saúde. 

Ter contato direto com o solo melhora a coordenação, a estabilidade, a postura e ainda ajuda no equilíbrio. Andar sem calçado também é indicado para as pessoas que têm o pé plano, conhecido como pé chato, já que auxilia na formação do arco plantar. 

Além desses benefícios, um estudo publicado no site científico NCBI, desenvolvido pelo James Oschman, doutor em biologia pela Universidade de Pittsburgh, mostra que caminhar sem sapato aumenta a sensação de bem-estar, devido a presença de elétrons encontrados na terra que atingem o nosso corpo. 

De acordo com o estudo, esses elétrons possuem ação antioxidante quando se diz respeito a reparação de lesões, pois reduzem os sinais de inflamação geradas por lesões, como a vermelhidão, o inchaço e a dor. 

O contato com o solo ainda pode ajudar diminuir tensões musculares, dores de cabeça e estresse, além de melhorar a pressão sanguínea, o sistema imunológico e evitar o aparecimento de fungos e micoses, já que dessa maneira os pés transpiram menos. 

Viu como caminhar descalço pode trazer inúmeros benefícios? Coloque o pé no chão e ajude o corpo evitar diversas doenças! Aproveite a boa sensação de entrar em contato com a natureza, afinal, não há nada melhor do que caminhar na areia da praia ou na grama. 

AGENDAR EXAME AGORA