Notícias

26.02.2020

Afinal, o que é apendicite?

A apendicite é uma das doenças mais comuns do sistema digestivo que pode trazer graves complicações para o organismo se não cuidada com urgência!  Mas, afinal, você sabe o que é? 

Quando há inflamação do apêndice – uma extensão do intestino que defende pequenas infecções locais -, ocorre o que se chama de apendicite. Na maioria dos casos, o pequeno órgão inflama devido os restos de fezes que o obstrói. 

Para fazer o diagnóstico, o médico costuma examinar o abdômen do paciente e caso não fique claro, são pedidos exames de diagnóstico por imagem, como raio-x, ultrassonografia ou tomografia computadorizada. Também são feitos exames de urina, fezes e de sangue.  

 

Os principais sintomas são:

  • Dor do lado direito no abdômen, inicialmente fraca, tornando-se intensa; 
  • Dor ao redor do umbigo; 
  • Febre; 
  • Náuseas, vômitos e perda de apetite; 
  • Indigestão e às vezes diarreia. 

 

Se a apendicite for confirmada, o especialista poderá indicar antibióticos, porém, o tratamento é cirúrgico e será necessário fazer a retirada do órgão a fim de evitar inflamações maiores e riscos à vida do paciente. 

Caso sinta estes sintomas, procure rapidamente ajuda médica e venha para Med-Rad marcar os seus exames com total segurança.

AGENDAR EXAME AGORA