Notícias

09.10.2019

6 esportes que ajudam a reduzir peso

A boa alimentação e a prática de esportes é essencial para manter a qualidade de vida e a saúde sempre em dia, acontece que nem sempre nós conseguimos encontrar a atividade física que atinja o nosso objetivo e isso pode se tornar um desafio. 

Foi por este motivo e também para saber qual a relação da genética com a rotina de exercícios praticados por mais de 18.424 pessoas que pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan fizeram uma pesquisa. Os dados analisaram chineses entre 30 e 70 anos em cinco medidas de obesidade. 

Dentre elas, foi mensurado o índice de massa corporal (IMC), bem como a relação cintura versus quadril para examinar a concentração de gordura abdominal – fator que pode ocasionar riscos cardiovasculares -,  e por fim, percentual de gordura corporal. 

Entre as 18 modalidades praticadas entre os participantes, os esportes que apresentaram melhores resultados na perda de peso foram a corrida, o alpinismo (escalada), a caminhada, a ioga e as danças de salão, como o foxtrote e a valsa. As seis práticas mostraram aliviar os efeitos genéticos em apenas uma medida de obesidade e somente a corrida foi capaz de interferir em três atenuantes. 

A equipe concluiu que os exercícios físicos regulares têm mais ações nos indivíduos com maior propensão a ter obesidade, além de que os diversos tipos de práticas esportivas podem então gerar variados efeitos genéticos, assim reduzindo níveis. 

Ainda foi constatado que atividades mais comuns como natação, ciclismo, alongamento, jogos de dança – Just dance -, não trazem modificações genéticas. Os pesquisadores alertam a necessidade de inserir exercícios como a musculação para fortalecer os músculos e dar força ao corpo e não focar somente nas atividades aeróbicas. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes na semana, que equivale 150 minutos. Não deixe de encontrar a modalidade esportiva que mais te dá prazer e torna-se ainda mais ativo!

AGENDAR EXAME AGORA