Cuidados diários com a pele
Com a necessidade do isolamento social, o autocuidado passou a fazer parte da rotina de muita gente, inclusive de homens. Estamos fazendo muito mais por nós, tirando um tempinho para descansarmos e relaxarmos, seja assistindo a um filme que gostamos, conversando com os amigos ou cuidando da pele. Por isso, separamos algumas dicas para que o skincare seja parte da sua rotina, e não só dos finais de semana.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos conhecer o nosso tipo de pele. Com a indústria dos cosméticos crescendo cada vez mais, o que não falta é variedade de produtos no mercado, e a compra errada pode trazer mais problemas do que benefícios.
Pele normal
Também chamada de eudérmica, é uma pele saudável, ainda que a zona T (testa, queixo e nariz) possa ser um pouco oleosa. Entre as suas características estão: poros finos, boa circulação sanguínea, textura aveludada, suave e lisa.
Pele seca
Existem vários níveis de gravidade, mas de modo geral, por causa da falta de sebo, a pele seca é incapaz de reter água no volume necessário. Ela apresenta sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e possui uma tonalidade mais opaca.
Pele oleosa
Caracterizada pelo excesso na produção de sebo, o que a torna mais propensa ao aparecimento da acne, os poros são mais visíveis e aumentados. Vale ressaltar que esse é o tipo de cútis mais comum no Brasil, que pode ser ocasionado pela dieta, estresse e hormônios, além da tendência genética.
Pele mista
Apesar da zona T (testa, queixo e nariz) ser oleosa, com poros dilatados, tem tendência ao aspecto seco nas bochechas e extremidades do rosto, com facilidade para descamação e irritação, por isso é preciso produtos que ajudem a hidratar e a controlar a oleosidade, para alcançar o equilíbrio.
Caso você esteja tendo dificuldade em identificar o seu tipo de pele, o recomendado é procurar um dermatologista. Mas, independente de como ela seja, existem alguns cuidados que devemos ter sempre:
De manhã, ao acordar, aposte em uma boa limpeza da pele – e nada de usar sabonete corporal! Para o rosto, devemos usar produtos específicos, que irão atender as necessidades da nossa cútis. Uma dica, para quem tem tendência à oleosidade, é ter como aliado o tônico adstringente, que contrai os poros e elimina as impurezas restantes da região.
Se você for sair de casa, mesmo que o esteja nublado, não esqueça do protetor solar. Para mantermos, não só o rosto, mas também o nosso corpo protegidos dos raios UV, é preciso, no mínimo, um FPS 30, que deve ser reaplicado ao longo do dia.
Além disso, durante a tarde, alguns tipos de pele precisam de cuidados especiais, como a oleosa e a seca. Por isso, é sempre bom ter por perto um dermocosmético, que irá ajudar a controlar o excesso de brilho ou então a hidratar e acalmar a região.
Por fim, à noite, é de extrema importância limparmos novamente a pele. No caso das mulheres, principalmente por causa da maquiagem, que pode obstruir os poros, causar ressecamento e irritação, mas também para eliminar as impurezas, como a poluição da cidade.