Notícias

13.11.2019

Sintomas e como evitar o câncer de próstata

O câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta nenhum tipo de sintoma, sendo uma doença extremamente silenciosa e traiçoeira. Em 95% dos casos, o tumor aparece em estágio avançado, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), de modo que o tratamento se torna mais complicado de ser desenvolvido.

Nesta fase evoluída, segundo o Instituto Oncoguia, o paciente pode apresentar algumas evidências como: 

Fadiga;

Perda de peso;

Fluxo urinário fraco;

Dor nas costas e outros.

Sensação de queimação da uretra;

Dor na região entre o ânus e o escroto;

Vontade de urinar com frequência à noite;

Presença de sangue na urina e no líquido seminal.

O Ministério da Saúde afirma que existem dois testes para investigar a presença do tumor, o de toque retal, em que o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata e o de PSA, um exame de sangue que mede o nível de uma proteína produzida pela glândula. Se for identificado alterações nesses diagnósticos, é realizada a biópsia para confirmar o caso e iniciar os cuidados.

O tratamento varia de acordo com o tamanho, classificação do câncer e idade do paciente, podendo ser remoção cirúrgica, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

 

FATORES DE RISCO 

Alguns fatores podem aumentar o risco e propensão do aparecimento do câncer de próstata. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), aponta que após os 50 anos o índice de mortalidade é maior, de tal maneira que a idade já de torna um aspecto. 

As questões genéticas, passadas de geração para geração devem ser levadas em consideração, como avô, pai, ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos. O excesso de gordura corpórea também aumenta o risco de ter a doença. 

Homens que ficam expostos a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, fuligem e outros produtos químicos, podem desenvolver com maior facilidade o tumor. 

 

XÔ, DOENÇA!

Há diversas atitudes para serem tomadas que ajudam reduzir o risco desse tumor aparecer e prejudicar a saúde, veja abaixo quais são elas e previna-se! 

 

Realizar exames de rotina, principalmente homens a partir dos 40 anos; 

Adquirir o hábito de praticar esportes toda semana, no mínimo 30min por dia;  

Comer todos os dias de forma variada vegetais e frutas;

Estar dentro do peso ideal para o seu corpo; 

Inserir suplementos, minerais e vitaminas. 

Evitar alimentos gordurosos;

Diminuir consumo alcoólico;  

Não fumar;

 

Cuide da sua saúde, esteja sempre em dia com o seu corpo e viva bem.

AGENDAR EXAME AGORA