Notícias

06.11.2019

Novembro Azul: Atenção com o câncer de próstata

Um mês em que toda a atenção é voltada para a saúde do homem, em que todo o preconceito precisa ser deixado de lado, já que o que realmente importa é se cuidar. A Med-Rad dá as boas-vindas ao Novembro Azul! 

Durante os 30 dias deste mês, um movimento mundial ocorre em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que atinge principalmente homens acima dos 50 anos e pessoas que já possuem histórico familiar. 

No Brasil, diversas palestras, eventos para arrecadação de fundos, camisetas e panfletos são desenvolvidos, além de decorações nas instituições da área da saúde e iluminação azul em pontos turísticos da cidade. Apesar de termos abraçado essa campanha, ela surgiu internacionalmente devido a influência do Movember

Em 2003 na Austrália, o movimento Movember desenvolvia projetos que destinavam toda a verba adquirida para a saúde masculina. A expressão é um junção do início da palavra moustache (bigode) – que fazia referência a brincadeira feita entre os amigos australianos que deixavam crescer demonstrando solidariedade aos parceiros que lutavam contra o câncer de próstata – mais o fim da palavra november

Encorajar os homens a fazer a consulta médica e realizar os exames regulares, bem como os tratamentos caso sejam necessários é o principal objetivos de todas essas manifestações, já que as medidas preventivas são sempre as melhores, ainda mais quando se trata de doenças graves.  

O CÂNCER DE PRÓSTATA 

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor que mais atinge os homens em território nacional, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Aproximadamente 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, sendo então considerada uma doença de terceira idade. 

No Brasil, o aumento da expectativa de vida, da melhoria na qualidade dos sistema de informação e evolução dos exames são justificativas parciais para o aumento de incidências na doença. Ainda segundo o INCA, é previsto que haja 68.220 mil novos casos da doença no país neste ano.  

A próstata é uma glândula própria do homem que se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão tem uma forma de noz, sendo pequeno. A próstata é responsável por envolver parte da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, além de produzir parte do sêmen.  

Durante o seu funcionamento, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma equivocada, essa anormalidade pode provocar o tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta.

AGENDAR EXAME AGORA