Notícias

20.11.2019

Mitos e verdades do câncer de próstata

Chegou a hora de descobrir seis mitos e verdades sobre o câncer de próstata e ficar ainda mais atento com essa doença! 

 

1) Homens de raça negra tem mais possibilidade de desenvolver câncer de próstata? 

VERDADE! 

De acordo com a Fundação do Câncer, “os indivíduos negros por possuírem maior sensibilidade androgênica, ou seja, maior ação decorrente da interação entre a testosterona e seu receptor. Como os tumores de próstata, em sua maioria, são hormônios dependentes na fase inicial, esse ambiente mais sensível a testosterona poderia ser a explicação para predisposição. Exatamente por isso, os homens de raça negra são orientados a iniciar seus exames periódicos a partir de 40 anos de idade.” Quando o tumor se desenvolve, ele costuma ser mais agressivo.

 

2) Todos os casos dessa doença precisam de tratamento?

MITO. 

Tudo vai depender da agressividade do câncer de próstata, a saúde do paciente e sua idade, a expectativa de vida, entre outros fatores a serem analisados, de modo que será acompanhado o tumor, fazendo sempre a checagem para analisar se houve ou não a progressão, definindo assim os procedimentos médicos a serem tomados. 

 

3) Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta meu risco? 

VERDADE!

O fator genético, a hereditariedade é uma das grandes razões dessa doença. O Instituto Oncoguia afirma que ter um parente de 1º grau com o tumor de próstata duplica a chance, já possuir dois familiares o número vai para cinco vezes mais. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda para as pessoas que têm casos na família que procurem médicos urologistas a partir dos 45 anos. 

 

4) Vasectomia causa câncer?

MITO. 

A vasectomia é um método cirúrgico definitivo que causa esterilidade, ou seja, interrompe a passagem dos espermatozóides produzidos nos testículos para a uretra, local onde ocorre a ejaculação. Esse procedimento é seguro e não tem nenhuma relação com o câncer de próstata, entretanto, antigamente a técnica deixava diversos indivíduos inseguros. A cirurgia não apresenta nenhum risco para a saúde do homem, mas é preciso ter diversos cuidados para ser realizada. 

 

5) A alimentação pode interferir no desenvolvimento ou não da doença?

VERDADE! 

O sistema imunológico elimina as células que não são positivas para o nosso organismo, de modo que os hábitos saudáveis melhoram a eficiência dessa “faxina”, evitando assim a falta de controle corpóreo. Especificamente sobre o tumor de próstata, deve-se evitar alimentos gordurosos, pois eles contribuem para o aparecimento do câncer. É ideal alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios físicos, evitar cigarro e beber em excesso.

 

6) O exame de toque dói muito? 

MITO.

O desconforto existe, porém, é mínimo. Ele só aumenta caso haja apreensão e nervosismo, já que a tensão muscular do paciente prejudica o exame. Então, esteja calmo, tente relaxar o máximo possível e lembre-se que com você está um PROFISSIONAL que tem como prioridade cuidar e salvar a sua vida. 

AGENDAR EXAME AGORA