Notícias

30.10.2019

Dicas para prevenir o câncer

Num mês rosa e cheio de ações preventivas contra o câncer de mama, nada melhor do que receber dicas para garantir uma boa saúde e precaver os tumores!

A Med-Rad separou uma série de ações diárias que você pode adotar para manter o seu organismo ainda mais forte.  

 

Traga uma variedade de alimentos para o prato 

Ingredientes naturais são sempre bem-vindos, adicione frutas, legumes, verduras, cereais integrais, diversos grãos e proteína para as suas refeições e fique longe desse mal. Evite comer carnes processadas, como salsicha, mortadela, bacon, salame e presunto, pois são ricos em conservantes e aumentam a chance de desenvolver o câncer. 

Evite o consumo alcoólico e o fumo 

A ingestão de bebidas alcoólicas é um grande perigo independente da quantidade, pois os líquidos podem causar câncer em lugares como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e mama. Quando combinado com o tabaco agrava ainda mais a chance de surgir a enfermidade, já que existem mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no cigarro. 

Pratique exercícios 

O seu corpo depende de movimento, encontre a atividade que te dê prazer em realizar, faça exercícios sozinho, com a família ou entre amigos, o importante é se manter ativo. A prática esportiva deve se tornar parte da rotina, adquira pequenos hábitos de início, como passear com o cachorro, ir trabalhar caminhando e depois sinta a diferença!  

 Mantenha as vacinações em dia 

Há diversas vacinas que podem prevenir o aparecimento de tumores, como a contra o HPV dada para meninas e meninos entre 9 a 14 anos, bem como a contra a hepatite B, que inibe o câncer de fígado. Todos têm o direito de tomar esses medicamentos. 

Evite a exposição solar entre 10h e 16h

Lugar de protetor solar é no corpo! Os raios UVA e UVB causam alterações nas células e podem levar ao desenvolvimento da doença. Durante esses horários, a radiação está ainda mais forte, então se for passear, leve chapéu, boné, barraca, guarda-sol, óculos escuros, o que te proteger. Diariamente, opte pelas roupas mais fechadas.  

Evite se aproximar de agentes cancerígenos 

Alguns trabalhos exigem o uso de agentes químicos, físicos e biológicos para o desenvolvimento da função, é preciso evitar a proximidade com esses produtos, bem como diminuir o manuseio. Esteja atento nas leis para que haja fiscalização desses agentes. 

Faça um check up anual 

Consulte o seu médico de confiança todos os anos! Faça exames para se certificar que não há nenhum tumor em desenvolvimento ou para poder tratá-lo o quão antes assim que identificado. 

A sua vida é prioridade para nós, é um prazer poder te ajudar nos pequenos detalhes!

AGENDAR EXAME AGORA