Notícias

02.01.2020

Dicas para começar correr

O novo ano começou, as festas acabaram e o verão chegou! Muitas pessoas aproveitam todos esses motivos para voltar a sua vida de atividades físicas ou até mesmo criar esse hábito saudável.

Por isso, para incentivar aqueles que querem mudar a rotina, a Med-Rad separou algumas dicas de como começar a correr sem prejudicar o corpo. Preparado? Então vamos nessa com a gente.  

O primeiro passo é buscar um médico para que ele realize uma avaliação geral, analisando a massa magra e gorda, quanto será necessário perder, logo estabelecer o seu treino se tornará mais fácil. Se possível, consulte também um cardiologista para saber sobre o coração e um ortopedista, para evitar possíveis lesões ortopédicas e avaliar os músculos e os ossos. 

Antes de partir para a ação, procure roupas que sejam confortáveis e que te permitam executar todos os momentos com tranquilidade. Evite as roupas com cordões e objetos que balancem durante a corrida. Já os calçados, eles devem contribuir para o rendimento da atividade, busque os que se adequem para o conforto, que evitem as dores nos pés, nas pernas e na coluna.  

Já na prática, vá devagar. Caminhe 30 minutos até você se sentir pronto para fazer 30 minutos de trotada. É importante perceber o próprio ritmo e não exceder o limite. A partir desses avanços, vá aumentando a velocidade das corridas sempre aos poucos. E preste atenção com a postura! Permaneça ereto e evite desconfortos. 

Na corrida, às vezes é difícil controlar a respiração, então procure dar três passos inspirando e outros três passos expirando até se tornar natural. Evite também respirar somente pela boca, esse hábito aumenta aquela sensação de fadiga. 

Para evoluir ainda mais o condicionamento físico, pratique outro exercício. Faça futebol, bicicleta, yoga, pilates, dança… O que mais te agradar para ativar seu abdômen, diafragma, ombros, tudo que possa  ser fortalecido.  

Só não vale se esquecer de não fazer tudo isso sem se alimentar! Nenhuma atividade física deve ser praticada em jejum, mas não se pode comer demais. Já a hidratação, o tempo todo: Antes, durante e depois, seja com água ou bebida isotônica. 

Depois de todas essas orientações, partiu fazer uma corrida? Tire o tênis do armário, aproveite a boa energia que 2020 trouxe e adquira hábitos saudáveis.

AGENDAR EXAME AGORA