Notícias

26.12.2019

Cuidados com a pele no verão

Para quem gosta do calor, dezembro é o mês para comemorar a chegada dele, pois o dia 22 é marcado pelo fim da primavera e início da estação mais quente do ano, o verão! E ainda bem que ele sempre combina com as férias, muito sol, piscina e praia. 

Mas, é preciso tomar cuidado com as altas temperaturas, principalmente com a exposição solar, já que ela causa graves riscos à pele, como insolação e a longo prazo, câncer. Então, se estiver em busca do bronzeado, esteja consciente e cuide dessa área tão sensível. 

Não dispense o sol, ele é importantíssimo para sintetizar a vitamina D na pele e fixar o cálcio nos ossos, apenas evite os horários de radiação mais forte, entre às 10h e às 17h. Prefira sempre os extremos: O comecinho da manhã, bem como o final da tarde, esses períodos são ótimos para fazer atividades ao ar livre.   

Porém, independente da hora, use filtro solar todos os dias em todas as áreas do corpo, principalmente nas que ficam mais expostas ao sol. Lembre-se de passar 30 minutos antes de sair de casa. No rosto, use os produtos de máxima proteção e não se esqueça de passar batons que também possuam filtro. 

* Vale lembrar que perfumes e protetores não combinam, a mistura tem a possibilidade queimar ou manchar a pele, pois eles podem ser fotossensibilizantes. 

Os chapéus, bonés e óculos escuros que tenham lentes UV400 – que filtram os raios ultravioleta e preservam a saúde dos olhos -, também são ótimos para proteção. Opte pelas roupas claras, pois elas refletem os raios solares, ao contrário das escuras que absorvem e aquecem. 

Além dos cuidados externos, a alimentação contribui para manter a pele protegida! Por isso, consuma verduras de cor verde-escura para manter a boa aparência, elas são ricas em vitaminas. Legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha, ricos em caroteno e vitamina D, como a cenoura, deixam a pele mais protegida contra o câncer e os raios solares.  

Para evitar o ressecamento, beba muita água, seja natural, de coco ou até mesmo sucos, o importante é manter o corpo sempre hidratado! Evite as bebidas alcoólicas e os cigarros, eles prejudicam a circulação dos tecidos e no metabolismo das vitaminas A, E e C, estas que combatem o envelhecimento.


Aproveite esse clima caloroso protegendo a sua pele e tenha ótimos momentos no verão.

AGENDAR EXAME AGORA