Notícias

04.12.2019

Cuidado com a saúde e o fim do ano

Faltam poucos dias para o Natal chegar e para comemorarmos o Ano Novo… as festas já se aproximam e muitas vezes, o encerramento de mais um ciclo se torna um dos momentos mais esperados por muitas famílias. 

Os lares ficam lotados, as mesas se tornam pequenas de tantos pratos e receitas típicas, realmente parece um banquete real e todos se deliciam com a fartura. Mas, em meio a tantas comemorações, a pergunta é: Como fica os cuidados com a saúde nestes períodos? 

É preciso tomar muito cuidado com os excessos, já que eles podem causar indigestão, inchaço e depois os prejuízos para os organismo são grandes, podendo gerar problemas estomacais! 

Se for possível, antes de sair de casa coma uma fruta ou beba um suco, assim não estará com tanta fome. Ao se servir, vá com calma, olhe para todas as delícias e ao invés de ir colocando de tudo um pouco, escolha o que mais gosta, isso ajuda a não comer sem pensar. 

E se for beber, tome cuidado com as misturas, principalmente com as bebidas que não harmonizam por conta própria, como as destiladas e fermentadas, elas fazem mal para o estômago e podem causar vômito, diarréia, dores na cabeça, entre outros sintomas. Tenha moderação para se divertir e aproveite! Hidrate-se para evitar a embriaguez e não fique de estômago vazio. 

 

CUIDADO COM O ESTRESSE! 

De acordo a International Stress Management Association do Brasil (ISLA-BR), é comum os brasileiros ficarem ainda mais estressados no fim do ano em relação aos outros períodos, já que a pesquisa aponta um aumento em 75% nos números nos índices de estresse. 

Então, se você costuma preparar toda a ceia de Natal ou o jantar da virada do ano sozinho e fica aborrecido com isso, não hesite em dividir as funções. Uma sugestão saudável é fazer pratos coloridos, compor o arroz com ervilha, cenoura, brócolis, milho, abobrinha ou ingredientes que te agradar para deixar a receita mais saborosa. 

Opte por carnes brancas e magras do que as cheias de gordura. Não deixe de fazer as sobremesas, o problema não é fazê-los, e sim o quanto comê-los. Mas, monte uma linda mesa de frutas e não deixe de ter também uma deliciosa opção cheia de saúde para quem quiser. 

Tenha momentos especiais com pessoas queridas, cuide do seu organismo e boas festas.

AGENDAR EXAME AGORA